Energia Solar em casa pode ser um bom negócio.


  De acordo com as novas medidas adotadas pela Aneel em 2012, há agora o sistema de compensação de créditos a favor do consumidor. Além de incentivar a produção de energia limpa, essas medidas viabilizam economicamente a geração de energia solar em casa.

  A energia gerada durante o dia é utilizada pelos equipamentos. Mas, quando há excedente, a energia é exportada para a rede da distribuidora, gerando créditos na conta de luz do consumidor. O crédito pode ser usado por 36 meses nas instalações do consumidor, quando a energia solar não for suficiente para alimentar a residência (a noite, em dias de chuva ou nublados).

  "Esse sistema permite que o consumidor tenha contabilizada a geração de energia mesmo quando não estiver usando. Na prática, ele se torna um produtor de energia em alguns momentos do dia, quando o consumo é baixo ou não há consumo", diz Marcelo Gradella Villalva, pesquisador e professor da Unesp.

Como ter desconto na conta de luz?


   Antes de tudo, você deve solicitar uma autorização e apresentar um projeto para a concessionária de energia. É necessário instalar um conjunto de equipamentos composto por painéis fotovoltaicos, um inversor eletrônico e um quadro elétrico especial. Depois de instalado o sistema, você passa a receber uma conta de luz onde constam dois itens: a energia produzida pela residência e a energia consumida.

   O retorno do investimento acontece em torno de 5 a 10 anos, dependendo do local onde é instalado. Outro benefício é a valorização do imóvel, pois casas equipadas com tecnologias verdes e autossuficientes energeticamente são valorizadas no mercado.

   A energia solar, além de limpa, é economicamente viável.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, crítica ou sugestão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...