2012 foi o nono ano mais quente desde 1850

Aquecimento GlobalSegundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), 2012 foi o nono ano mais quente desde 1850. O relatório divulgado no dia 2 de maio de 2013, aponta também que o Ártico teve seu maior degelo no ano passado (2012).

Nem o efeito La Niña (fenômeno meteorológico que deveria ajudar a resfriar a atmosfera da terra) impediu temperaturas tão altas. Calcula--se que a média do ano passado tenha sido 0,45º C maior quando comparada a média registrada entre 1961 e 1990, que foi de 14º C.

   "A mudança climática está ocorrendo diante de nossos olhos, e continuará ocorrendo como resultado das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera, que têm aumentado constantemente e alcançaram novamente novos recordes", afirmou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.

  “O ano de 2012 também registrou outros extremos, como secas e ciclones tropicais. A variabilidade natural do clima sempre resultou em extremos deste tipo, mas a mudança climática determina cada vez mais as características físicas dos acontecimentos meteorológicos e climáticos extremos”, disse.

   No ano passado, ocorreram vários fenômenos climáticos, como as secas, altíssimas temperaturas e ciclones. Na Europa, as altas temperaturas quebraram recordes e houveram várias ondas de calor na América do Norte.

   As secas foram intensas e afetaram 65% dos Eua e o norte do Brasil. As inundações atingiram países africanos e algumas regiões do sul da China passaram pelas chuvas mais abundantes das últimas décadas. No leste da Rússia, leste e norte europeu os termometros chegaram a marcar temperaturas como –30º e –40º.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, crítica ou sugestão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...